segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Barco salva vidas do Titanic, do Sr Henrique...

Lembram-se daqueles estores que encontrei no outro dia...olhem para o que servem...

Este é um modelo de compra de um bote salva vidas do Titanic...é um barquinho pequenino, mas maroto, porque tem um tipo de tabuado trincado (dificil de fazer), em que as réguas são coladas sobrepostas umas ás outras...este tipo de casco dava um pouco mais de estabilidade aos barcos e se repararem o tipo e grossura das réguas é igualzinho aos famosos estores... 

 O interior do barco é todo envernizado o que lhe dá um toque final muito giro...
Na versão do Sr.Henrique, houve um contratempo...o método de montagem que vinha no livro de explicação do modelo, utiliza um modo de montagem que se torna um pouco "falivél". Passo a explicar (espero não ser processado por isto); segundo o livro, as réguas do casco são medidas antes de colar e depois aplicadas...o problema é que quando se aplicam, as réguas tem que ser humedecidas para dobrar um pouco mais e esse pouco mais é suficiente para que a régua não chegue ao fim de ponta a ponta do barco (caso não se esteja a contar com essa diferença)...pois foi o que aconteceu...Este parece-me um bom exemplo e um chamada de atenção para aqueles que começarem por um modelo deste tipo.
Espero que o Sr.Henrique não me leve a mal mostrar estas fotos, mas acho que é um bom exemplo do que pode correr mal a qualquer um. Claro que ele não vai deixar assim, nem sequer vai continuar com este método, mas eu vou tentar mostrar as evoluções...e claro o resultado final...

Para os mais curiosos, acho que o melhor método é colar a régua, primeiro na roda de proa e na primeira caverna, deixando secar...depois, seguir colando as restantes cavernas até chegar á roda de proa...quando só faltam duas ou três cavernas, então ajusta a madeira e corta á medida certa, seguind o mesmo método para as restantes até chegar ao topo da caverna. Ajuda ir humedecendo as réguas para que a curvatura fique mais suave e harmoniosa...Pareço um politico a falar, mas ás vezes perguntam-me como se fazem os cascos e assim acho que ajuda a perceber...espero, até porque explicar por palavras não é muito fácil...

Sem comentários: