sábado, 23 de abril de 2011

Cadermal de três Gornes...

 Uma das peças que me esteve a dar trabalho estes ultimos dias, foi este cadernal de três gornes...A peça em si é simples de fazer, o problema é que nem sempre corre bem...A primeira fase é fazer três furos numa madeira bem rija...

O primeiro que fiz, saiu-me muito pequeno, com os furos muito proximos...no outro, os furos sairam todos parelelos, mas tortos...a seguir aos furos, vem a cama para os cabos...acho que foi das poucas vezes que trabalhei com este tipo de brocas, mas faz um efeito engraçado...
 ...tem que se ter cuidado para fazer uma linha direita e sem estragar a seguinte...isto vai fazer com que os cabos entrem mesmo dentro do cadernal...
 ...quando tudo está limado e finalizado, corta-se e vai para o esmeril para terminar o lado que cortamos...esta parte não é recomendavel a pessoas nervosas ou desajeitadas...pode ser substituida por uma lima, ou qualquer outro metodo menos drástico, sobretudo para principiantes...no entanto, assim foi o meu método...
 ...de cada lado, leva um furo e meio um prego para dar o efeito do veio...Por cima e em alguns casos, por baixo, leva outro furo para as amarrações...
...no fim, pintei.
...e este é o aspecto final do bicho. É claro que este foi o meu método, e esta foi a minha primeira tentativa de fazer quatro cadernais iguais...existem vários metodos e vários niveis...o meu, para já é este...

Para fazer este conjunto de quatro cadernais, que vão segurar salva vidas no turco, tive que fazer sete ou oito até acertar com as medidas...mostrei este exemplo, para demonstrar que no modelismo, não é o tempo que se demora a fazer, é o gozo que dá depois de feito...

2 comentários:

Sofia Batista disse...

Trigo,fazes peças tão pequenas e tão perfeitas que acho que joalheria seria fácil para ti e com resultados mt bons!bj

Trigo disse...

Pois é possivel...como sabes estou a tentar fazer um curso,por causa do comboio real, mas ás vezes não é fácil.Tempo, dinheiro e disponibilidade mental...

eu também estou curioso de ver como me safava, mas o tempo o dirá...

bjs e obrigado...