sexta-feira, 29 de abril de 2011

Juan Sebastian de Elcano em Portugal...

Vou contar o que me aconteceu ontem...
De manha, cruzei-me com o Sr.Henrique que me disse que o Navio Escola Espanhol, Juan Sebastian de Elcano, estava acostado na doca perto do Jardim do Tabaco, em Lisboa. Segundo informação do Porto de Lisboa, estaria quarta e quinta aberto a visitas e zarpava na sexta de manha.


Tendo em conta que ainda não estou reformado, tentei sair um pouco mais cedo do trabalho e fui tirar umas fotos ao dito... 
 Mas, para grande espanto meu, o sr. marinheiro espanhol, disse-me que tal só era possivel do lado de fora do gradeamento...segundo a capitania do porto de Lisboa, o horário tinha sido alterado e deixou de ser permitida a passagem para além das grades!....Quanto mais entrar no barco!...
 A indignação foi tal, que a imagem com que fiquei do navio escola da Armada Espanhola, foram as poucas fotos que tirei de longe, misturado com ideia da proibição disparatada e com a revolta perante a situação...
 Então um navio destes está atracado em Lisboa dois dias, eu até consigo me libertar do trabalho e chegar dentro do horário de visita e deparo-me com isto!...Parecia um criminoso, condenado a ver o mundo por "el cano"...Através de uma montra de uma loja em remodelação, consegui ver um salva vidas, com os seus turcos, o que teria sido engraçado para tirar ideias e duvidas e saber algumas curiosidades...enfim...
 A revolta foi tanta que nem me apeteceu tirar mais fotos, nem me interessar minimamente pelo tema...Bela maneira de mostrar um navio, que para os espanhois, terá tanta importancia como a Sagres têm para nós...Espero que o mesmo não aconteça á Sagres, quando for a Espanha...Estes navios são um modo diplomático de divulgar o nome do país que representam...
Bela maneira que arranjaram de divulgar a cultura...pode não ser o casamento real, mas não me lembro de ver qualquer tipo de divulgação na nossa comunicação social...O tema, pode não interessar a muita gente, mas a atitude de barramento da visita, achei falta de senso comum, falta de respeito pelas pessoas que se deslocaram ao local, nem sei...fiquei tão indignado, que nem tirei mais fotos por falta de vontade...enfim estamos em crise e parece que isso também afecta, o senso comum...

Juan Sebastian de Elcano e direcção do Porto de Lisboa,  pelo cano...Muito mau...

Sem comentários: