sexta-feira, 27 de maio de 2011

História do Eléctrico da Carris

História do Eléctrico da Carris

Como vos tinha comentado, vou mostrar alguns livros que considero interessantes. Este é mais um que consta da minha pequena colecção. Explica toda a história da evolução dos eléctricos em Portugal, mais uma vez, com fotos antigas e outras mais recentes.
 Tem fotos muito giras com vários modelos e em várias circunstancias. Em baixo uma foto do eléctrico parecido com o da praia das maçãs, mas versão longo...o aspecto é o mesmo, mas tem mais lugares sentados e como tal é mais comprido. A primeira vez que requesitei os desenhos no museu da carris em Lisboa, não sabia bem a diferença e apenas pedi através da descrição do modelo que gostaria de fazer. Quando chegaram os desenhos, ia-me dando um tréco, porque os desenhos eram precisamente deste modelo, longo e com estes bancos todos. Como sabia que os ia ter que fazer e já imaginava o trabalho que me ia dar, tive que requesitar novos desenhos do modelo mais curto, precisamente o da praia das maçãs.


Na altura tive que pagar os dois desenhos e devo dizer que não sairam nada baratos, para além de todo o processo necessário para o efeito. Enfim, voltando ao livro...

 As descrições de acontecimentos, acidentes, pripécias e mais uma quantidade de curiosidades faz deste livro mais um a considerar como documento importante para as minhas Triganices. Ideias, imagens, informações e curiosidades são sempre bem vindas e aqui encontramos de tudo.
Claro que mostra outros modelos de eléctricos, mas eu apenas retirei algumas fotos para me motivar a terminar a minha versão. Cada vez que entro num tema, ou que faço uma peça nova, acabo sempre por aprender muito mais do que estava á espera e realmente estes livros ajudam...


Sem comentários: