sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Le Martegau nº 902 da Billing Boats passou para o Sr. Henrique...

 Lembram-se que eu tinha dito que o Sr. Henrique tinha novidades, pois então aqui vai uma delas...

À uns tempos atrás, disse-vos que o Sr Zé tinha este "embrulho" para montar...pois ele, passou a bola ao Sr. Henrique e este começou, aos poucos, a montar o casco. Neste momento está nesta fase.

As peças fora do barco, são as duas partes do chamado "Talabardão", peça que faz o remate entre o topo do casco e as cavernas. Como as cavernas, já estavam colocadas (pelo senhor que começou o barco) e não foram acertadas antes de serem coladas, nota-se na primeira foto, as tentativas de acerto das linhas de corte nas cavernas, para se ajustarem ao tabuado, cumprindo com as linhas do barco. É um pouco difícil de explicar por escrito, mas as cavernas, tem que seguir a linha de curvatura do barco, para que as réguas do tabuado assentem sobre elas na perfeição. Para isso, antes de colocar as cavernas, deve-se afinar a curvatura no final da peça, sendo ainda mais importante nos locais onde a curvatura do tabuado é mais acentuada. Esta é uma dica para os iniciantes e curiosos. De qualquer modo, apesar dos contratempos, o Martegau está a avançar.

Tenho estado para ir lá tirar umas fotos à uns dias, mas a disponibilidade, os desencontros e o facto de nem sempre ter a minha máquina à mão, tem dificultado o processo. Ele enviou-me estas fotos e vou tentar pedir algumas das outras novidades. Espero que gostem...

Sem comentários: