sexta-feira, 30 de março de 2012

Lancha Bombardeira da Artenabal...

No outro dia estive com o Henrique e ele mostrou-me uma caixa de um Kit antigo, que tinha guardado à uns anos...Tratava-se de um modelo da Artenabal, uma empresa Portuguesa, que fazia Kits de barcos típicos Portugueses. Eram vendidos no Museu da Marinha e foram os únicos Kits Portugueses que existiram, pelo menos que eu conheça...


Infelizmente acho que já não existem à uns anos, mas tinham modelos giros e com bons materiais e acabamentos...


Este é o Kit da Lancha Bombardeira, mas eles tinham muitos modelos, incluindo Caravelas, Moliceiros, Fragatas do Tejo, etc, tudo Português...


As peças tinham bom acabamento e desenhos completos, eram muito giros...


A Lancha Bombardeira era um barco de Guerra curioso...tinha um canhão e uma Bombarda (um tipo de canhão com uma boca larga)...Na altura, quando fiz este modelo, o Sr. Zé dizia que era a minha prova de fogo...se conseguisse fazer, então estava aprovado para fazer qualquer tipo de barco...Acho que na altura, passei na prova, hehe...


Este modelo, faz-me lembrar muitos pormenores giros da sua construção, do processo e do acompanhamento por parte de um dos meus irmãos, que andava a "cuscar" o tempo todo...


Esta é a Bombarda, que segundo consta, era mais destrutivo para o próprio barco do que para os inimigos...lá dentro, colocavam todo o tipo de tralha, incluindo pedras, pratos, facas, garfos, pregos, tudo...


Vou tentar tirar umas fotos do meu modelo para vos mostrar...apesar de ser pouco conhecida, é uma peça com muitas curiosidades e que vale a pena descrever. Tem um painel da popa muito giro e todo o convés é curioso, com cozinha, bomba de agua, canhões e todo o "aparelho" (conjunto de velas de um barco), muito giro...

Tenho bastante pena, da falência ou desaparecimento desta marca Artenabal e de na altura, não ter podido comprar alguns dos kits. Tinham modelos muito giros e completos...Aqui fica a minha pequena homenagem...

Bom Fim de Semana...
Pelos vistos de chuva, bem falta fazia...

Sem comentários: