quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Receita e volta de tractor...

Antes de largar o moinho, tivemos que encher o "bandulho", com um "torricato" feito com um pão caseiro oferecido pelo Primo, um dos herdeiros do moinho que vos vou mostrar...Obrigado Primo...


Então um Torricato, é um pão destes, cortado ao meio e raspado com alho...o pão deve ser duro, para que o alho raspe bem no pão e se vá desgastando...isto é feito à volta do pão todo, côdea e miolo...


Depois, leva um pouco de azeite na parte do miolo e vai ao lume, virado para cima...


Deixa-se tostar dos dois lados e eis o resultado...


Depois de almoço, fomos ver uns amigos...


Uma égua, chamada Meca à espera do almoço...


...e uns bezerros da raça Barrosam, muito giros...


Antes de passarmos nos moinhos, ainda fomos dar um volta de tractor...Nunca tinha andado, muito menos conduzi-lo e fiquei espantado com ambas...Grande máquina...


...este é um tractor vinhateiro e este modelo tem um sistema que permite alargar o eixo traseiro, conforme a largura da vinha. Desapertando uns parafusos e andando para trás ou para a frente, alarga ou encolhe o eixo...Muito Giro...Desculpem a minha ignorância na matéria, mas o meu tractor é mais citadino...


Depois do passeio pelo mato, muito curtido, chegamos ao Moinho...



Quando lá chegamos, as velas já estavam montadas...hum...eu pergunto-me; como é que se amarram as velas às "vergas" do moinho...esta escapou-me, provavelmente outras também me terão escapado, mas aos poucos, tudo se faz...

Sem comentários: