quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dentro de um moinho a trabalhar...

Quando entrava num moinho estático, tipo museu, sempre me perguntei, como seria o barulho e o mecanismo todo a funcionar...Sim, já tinha visto videos e coisas do género, mas não é a mesma coisa...

A primeira coisa que se repara é no barulho que faz o "chamadouro" (pode ter outros nomes), quando bate na mó. A mó tem algumas reentrâncias escavadas, que fazem com que o "chamadouro" faça tremer o "regulador" e assim dosear a quantidade de cereal a sair. O rolamento faz mais ou menos peso, para que salte mais ou menos e assim doseie, mais ou menos cereal...é mais ou m enos isto, hehe...


Por cima da mó, temos um um recipiente, a moega (pode ter outros nomes) onde está o cereal a ser moído. 


Esta tem um "registo", por onde sai o cerial e é encaminhado por uma espécie de caleira (regulador)...


Por vezes, colocam um género de "travão, para que o cereal saia mais devagar e não "engasgue" a mó...


Para alem disso, colocam um fio enterrado no cereal (ver canto superior esquerdo da foto em baixo), que está amarrado a uma campainha...



Quando o nível do cereal baixa, o fio começa a soltar-se e acciona um género de badalo ou sino, que ao bater na mó, faz um som de "alarme" para se voltar a encher a moega...Muito giro...



Todos vemos na televisão, como funciona um moinho, mas há coisas que não nos apercebemos a não ser quando as vemos ao vivo...Tudo tem a sua técnica e estamos sempre a aprender...

Eu, continuo a arrumar a garagem, para melhorar as minhas condições de trabalho. Tenho andado atrapalhado de tempo e ocupado com trabalho, que nem sempre tem corrido como gostaria...No entanto, ando a melhorar significativamente o meu local de triganices. Acho que me vai motivar, para fazer mais peças mais complexas e com melhores acabamentos...Como tal, o Triganices, vai continuar durante muitos anos, se houver tempo e paciência e vou continuar a mostrar algumas peças, esperando que gostem e que vos incentive a bricolar...

Sem comentários: