quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fechar o moinho

Havia, Muito mais para contar sobre este dia, que foi Bastante Grande e produtivo...Gosto de terminar o dia e sentir que aprendi qualquer coisa nova e gira e este foi um deles... Tenho a agradecer a TTodos os Francos, que me proporcionaram esta transmissão de conhecimentos e um dia Muito Fixe. Ainda não vos mostrei nenhum dos videos, porque demora muito a "carregar", por causa da qualidade da net e do tamanho do ficheiro, mas vou tentar mostrar pelo menos um deles, vamos ver...


 No final do dia, foi preciso travar o moinho, que passa por rodar o capelo e retirar as velas do vento. Depois trava-se, com um cabo grosso e amarra-se por segurança, pode o vento mudar de direcção.



Esta é uma "vara" com um propósito, mas eu não cheguei a perguntar, ou se perguntei, já não me lembro da resposta! Mas, achei curiosa!


Tentei explicar o máximo que consegui perceber, dentro dos meus termos de leigo no assunto. Acho que este tipo de informação devia ser partilhada, ou pode tender a cair em esquecimento. Foram muitas as gerações que viveram e sobreviveram à custa deste tipo de engenhos, que no final do dia, percebemos serem muito mais complicados do que imaginávamos. Por norma, estas informações não estão nos livros. Vemos os moinhos e sabemos que eles rodam para moer o cereal, mas não conseguiríamos colocar um a rodar! A sensibilidade que os moleiros tinha, em relação ao seu moinho, devia ser Brutal! Qualquer alteração de som, indica um tipo de problema diferente e que terá que ser solucionado de forma rápida e eficaz, ou pode levar a graves consequências. 

Tenho andado com ideias de, um dia, fazer uma peça destas. Já fiz uma tentativa, mas depois destas visitas, fiquei com outra ideia do assunto. É provável que queira pôr tudo a funcionar e para isso, tenho que ter a certeza de que sou capaz de reproduzir TTudo. É um desafio giro, mas por enquanto está só em projecto! Vamos ver...

Mais uma vez, obrigado pelo convite e a hospitalidade, Grande Abraço 

Sem comentários: